Carlos Simões, "Carlitos" como é conhecido no mundo do futebol, fez toda a sua formação na Escola de Futebol A. R. Casaense. Foram 13 anos a envergar as nossas cores acompanhando toda a evolução da nossa Escola. Atualmente, é um dos treinadores da equipa de Petizes e um símbolo da nossa Escola de Futebol.
![]() |
Na época 2005-2006, Carlos (a vermelho) prepara-se para mais um jogo. |
Site - Olá Carlitos, como é fazer toda a tua formação, ao longo de 13 anos, num só clube, conseguindo resistir a diversos convites de outros clubes?
Carlos - Acima de tudo é um orgulho começar tão pequeno neste clube, aos 6 anos, e ver toda a evolução que o Casaense teve a nível do pelado e das estruturas. Esta evolução foi acompanhada por mim e assim não há interesse em pensar em mudar.
S - Falaste da evolução do clube... Que tens a dizer sobre isso?
C - Ver o Casaense como vejo hoje e ver como o vi há 13 anos atrás... Não tem mesmo nada a ver. A única coisa que se mantém igual é mesmo o sitio porque até o espaço se alargou. Ver o que era areia/terra, o que é agora relva, um bar fixo, um campo de futebol de 5, um estacionamento para os carros! Tudo está, de certa forma, muito melhor, não há comparação.
![]() |
Iniciados. |
S - Qual a mudança que mais te marcou?
C - A mudança que mais me marcou no clube sem dúvida alguma que foi o sintético. Por acaso, também participei na instalação do relvado, portanto foi o pico mais alto da minha felicidade no Casaense.
S - Passando agora para o nível pessoal, esta foi a melhor época a nivel pessoal?
C - Sempre achei que as minhas melhores épocas iam subindo de escalão em escalão e por isso esta foi a melhor.
S - Golo mais importante?
C - Lembro-me de um jogo contra o Cernache, ficou 2-1. Marquei 2 penaltis para o mesmo lado e ganhámos o jogo. Estávamos a perder 0-1, empatei e nos últimos 5 minutos voltei a marcar penalti para o mesmo lado. Foi um momento marcante num jogo decisivo.
A época 2015-2016 foi a última época de Carlos como jogador. |
S - Momento mais marcante?
C - A vitória da Taça AFC foi o topo dos topos, dar algo ao Casaense foi super marcante.
S - E o futuro? Terminada a formação como jogador, vamos ver o Carlos com novas funções no clube?
C - Sim, eu espero que sim. É difícil abandonar esta família e os pequeninos merecem que eu passe o meu conhecimento futebolístico e meu conhecimento sobre o clube para eles. Vou continuar a acompanhar as equipas do clube, essencialmente os mais pequeninos, os Petizes, equipa da qual eu faço e farei parte do corpo técnico.
S - Quais as expetativas com a equipa de petizes?
C - O objetivo é todos os meninos marcarem 15 golos, fico bastante feliz por eles se isso acontecer… (risos)
Ao terminar a entrevista, Carlitos fez um apelo:
"Se gostam de praticar futebol, de se divertir e aprender, a minha experiência fala mais alto e sem dúvida alguma que este sitio é o melhor para se fazer. Para crescer, para conhecer nos amigos e para estar totalmente à vontade num sitio que nos dá tudo de bom para nos sentirmos bem.