Páginas

30 de agosto de 2016

"Somos um clube diferente" - Vitor Santos

Vitor Santos, o Novo Coordenador Escola Futebol A. R. Casaense

Em 2005, iniciou a sua carreira como treinador na Escola Futebol A. R. Casaense. Após 6 anos de entrega total ao clube, Vitor saiu do clube para enfrentar novas experiências… E volvidos 6 anos, Vitor Santos regressa “a casa”, regressa ao clube que lhe deu todos os instrumentos para ser o que é hoje.
Vitor Santos é o Coordenador do Departamento de Futebol da Associação Recreativa Casaense para a Época 2016/2017.

Site - Como é regressar à casa que te deu as bases e te lançou para o futebol?
Vitor - Como é regressar a uma casa que eu tanto admiro…. É sempre bom, é sempre gratificante voltar, visto que é um clube que me abriu as “portas” para o futebol como treinador e foi onde desenvolvi, durante 6 épocas, um percurso do qual não me arrependo e se calhar só o alcancei por ter começado aqui. Regressar agora é sempre vantajoso, regressei a uma casa bem arrumada, organizada e estruturada, acima de tudo, e que cresceu muito após a minha saída.

Equipa Benjamins 2005/2006 - A. R. Casaense
A primeira equipa - escalão Benjamins.

S - O Casaense cresceu desde da tua partida. Qual foi a principal mudança que sentiste no clube quando regressaste?
V - Tirando o relvado…( risos),  foi o assumir e o assentar em todas as etapas de formação do futebol com equipas originárias do Casaense. Saí na altura que o clube só tinha equipas até ao escalão de Iniciados, e neste momento tem toda a formação, aumentando o número de praticantes. De salientar que conseguiu estabelecer-se não só como mero participante, mas sobretudo lutar, cada vez mais, por resultados desportivos desses mesmos campeonatos. Para mim, essa é a grande diferença.



S - Saíste como treinador, agora regressas como coordenador. Consegues explicar as diferenças dos cargos?
V - Há diferenças, claro. Ambas têm responsabilidades, responsabilidades diferentes. Como treinador saí daqui com uma sensação de trabalho realizado e nada por realizar, simplesmente gostava de outras experiências. Regresso agora como coordenador e sinto que será vantajoso, para já porque conheço a casa, conheço a estrutura que coordena este grande clube. Mas a minha responsabilidade, agora como coordenador, vai mais ao encontro da identidade do clube e das pessoas que o lideram ao longo destes anos! O Casaense pretende, com base nos objetivos clubísticos, estabilizar-se como Escola Futebol, criar raízes nos nossos atletas e potenciar cada vez o sucesso desportivo da nossa formação.

Presidente Luís Gaspar e Vitor Santos - A. R. Casaense
Lealdade e Respeito caraterizam
Vitor Santos.
S - Quais as expectativas para a nova época?
V - Expetativas boas, mais uma vez salvaguardo o trabalho realizado nos últimos anos em que houve sustentabilidade de todos escalões para disputar os campeonatos distritais. No entanto ainda não foi possível alcançar o tão desejado título ou prémio que vai retratar a qualidade que se trabalha aqui.

S - E os objetivos?
V - Nós temos objetivos desportivos. Separando o futebol 7 do futebol 11, temos esperança de criar bons resultados no futebol 7, com o objetivo de criar equipas competitivas e a disputar os seus campeonatos nos lugares cimeiros. No futebol 11 a realidade e outra, cada vez há mais equipas em Coimbra, há mais competitividade o que nos obriga também a ser competitivos. Vamos apostar forte nos 3 escalões, mas com os pés bem assentes na terra e com a consciência do que temos e do que podemos abraçar. Admito já que estamos com expetativa e temos delineado um projeto muito interessante na última etapa do clube onde pretendemos, à vista do ano passado que ficou quase lá, desta vez pretendemos chegar lá.


S - Uma mensagem para todos os Atletas, Pais, Sócios e Adeptos.
V - A mensagem que tenho é uma mensagem transversal e se calhar é capaz de ser o comentário que mais me identifica com este clube. Nós não somos um clube grande, nem um clube pequeno, somos um clube diferente. Diferente porquê? Só quem cá vem é que irá saber, só quem participa, só quem vivencia, só quem já cá esteve ou quem regressa, como eu, é que sabe o que se passa aqui.
Como mensagem mais especificamente aos atletas, desejar a todos que venham com vontade de triunfar e com vontade de aprender! Estes são, claramente, os ingredientes para abraçar projetos vitoriosos.
Para os responsáveis, encarregados de educação, familiares, companheiros: acompanhar, acima de tudo acompanhar os nossos atletas em todas as etapas que vão decorrer ao longo da época desportiva. Não só apoiar quando se marca o golo, mas também apoiar quando se sofre o golo que é muito importante. São fatores que a nossa Escola Futebol e a Associação Recreativa Casaense pretende. Nós ganhamos e perdemos, mas sempre de cabeça erguida.
Vitor Santos fez história na Escola Futebol A. R. Casaense
Equipa que obteve a melhor classificação de
sempre do Casaense no Futebol 7.
Para os sócios, que se calhar são a comunidade que vive mais e que sabe o que é o Casaense e a sua história e perspetivam um futuro: confiar nas pessoas, acreditar nas pessoas que lideram os vários projetos que temos aqui, continuar a desenvolver o trabalho que têm vindo a desenvolver. Não chega, é preciso mais ainda, mais ajuda, mais colaboração das entidades que apoiam o clube, é preciso mais entreajuda dos próprios colaboradores dentro do próprio clube porque sem trabalho e sem dedicação, acima de tudo, também não vamos lá. O Casaense tem como alicerce esta direção e alguns colaboradores associados a esta direção para levar a esta Escola para o lugar que merece, que é um lugar de reconhecimento.